Bordados Tradicionais de Viana do Castelo

As nossas tradições inspiram-nos. E o bordado é uma tradição riquíssima no Norte de Portugal, nomeadamente em Viana do Castelo.

O registo da emergência formal deste bordado remonta a 1917 e surge no jornal A Aurora do Lima, n.º 9028 de 24 de Agosto (Caderno de Especificações do Bordado de Viana do Castelo*).

Inicia-se como uma tradição de um saber-fazer entre mulheres do campo que, por iniciativa da Cruzada das Mulheres Portuguesas, foi transformado numa ocupação com significado económico. O objectivo era aliviar a miséria das famílias portugueses, uma vez que os homens tinham sido mobilizados para a guerra. Um exemplo de resiliência de mulheres a lutarem contra a pobreza e a afirmarem-se como o motor da família.

Os motivos resultavam unicamente da criatividade da bordadeira, uma vez que eram bordados de forma intuitiva, sem recurso a qualquer desenho ou risco.

O bordado de Viana é sobretudo usado em produtos de têxtil-lar. Os motivos mais presentes são:

a japoneira, ou camélia,

Pulseira ViAna em Prata (fabricada à mão)

o coração, as flores-coração, o trevo (de três ou quatro folhas), as flores, o cravo (de grande significado amoroso: a fidelidade matrimonial), as marias e mariões, e as estrelas.

Colar ViAna em Prata (fabricado à mão)

Temos ainda como principais elementos de ligação as hastes ou silvas,

Colar Viana em Prata (fabricado à mão)

os caracóis, os botões (menos comuns actualmente), as folhas de feitos (espiga); e os motivos de enchimento como as bolas, as aranhas, as pevides, as estrelas e as uvas.

Brincos ViAurora em Prata (fabricados à mão)

Quanto aos pontos mais usados, inspira-nos, por exemplo, o centro em crivo simples, o ponto pé-de-flor e o ponto de festão ou ponto de cobertor.

Uma fonte de inspiração riquíssima e mais uma tradição protagonizada por mulheres resilientes, digna de ser perpetuada em jóias.

E é por esta razão que vamos continuar a homenagear as mulheres, dando um nome feminino a cada jóia da Colecção Vianense. Desta vez, tendo em conta a lenda que dá o nome à cidade: a do barqueiro que se apaixona pela Ana e que frequentemente repetia: “Vi a Ana”. E como paixões há muitas, nós teremos a ViAna, a ViAurora, a ViAmélia, e muitas mais que vamos ver.

Conheça aqui as maravilhas da nossa Colecção Vianense.

 

* Bordado de Viana do Castelo é marca registada, pertencente ao Município de Viana do Castelo.

  • No products in the cart.