Filigrana de Portugal

Brincos prata em Filigrana de portugal

Filigrana é uma técnica artesanal de ourivesaria que consiste na utilização de fios de ouro ou prata muito finos, torcidos dois a dois e achatados. Estes fios dão forma a lindíssimas peças de joalharia.

“Filigrana de Portugal” é a designação da marca registada pertencente às Câmaras Municipais da Póvoa de Lanhoso e de Gondomar, regiões por excelência na produção da filigrana em Portugal.

Com o apoio da Adere-Certifica, organismo de certificação, ambos os municípios somaram esforços no sentido de valorizarem esta arte ancestral, procedendo à sua certificação. Os principais objectivos são:

  • Proteger a produção e os artífices das imitações industriais;
  • Diferenciar a arte artesanal da filigrana portuguesa de outros países, através de especificações próprias e distintas;
  • Divulgar e vincular a arte da filigrana ao território português através da figura juridica “IG – Indicação Geográfica “Portugal”.
Logótipo Filigrana de Portugal

O Caderno de Especificações define as normas que regulamentam o processo de certificação da Filigrana de Portugal e define o logótipo da marca registada, aqui apresentado.

Fonte: Caderno de Especificações Para a Certificação

A OXUM já inclui nas suas colecções modelos em Filigrana de Portugal. É o caso dos Brincos Gi xl e o Anel Gisela. Saiba mais, clicando nas imagens.

Brincos Filigrana de Portugal prata
Anel Filigrana de Portugal prata

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *